• Caçador Urgente
  • Jornal Folha

Tchô tem mão colocada dentro da barriga após ter dedos cortados

  • 03/12/2016
  • 3751

Um procedimento importante, mas pouco conhecido pelo povão, foi realizado na tarde desta última quinta-feira 1º, no Hospital Salvatoriano Divino Salvador em Videira.
O Dotô ortopedista e dire técnico do HSDS, Dotô May da Silveira, e sua equipe realizaram a colocação da mão de um paciente dentro do abdômen.
Essa não é a primeira vez que um procedimento dessa natureza é realizado em Videira. Segundo o Dotô May, outra cirurgia semelhante foi feita em 2012, também por ele e sua equipe.
"Esse procedimento é necessário para que haja uma cobertura de pele. Isso acontece quando a ocorre a perda da pele. No caso quando nós necessitamos que a pele tenha que uma espessura, um "acolchoamento", nós realizamos esse procedimento, isso na mão, punho ou antebraço, que são regiões que podem ser colocadas dentro do abdômen" explicou.
A cirurgia teve duração de uma hora, onde o paciente, um tchô de 30 anos, sofreu um acidente de trampo, perdendo 4 dedos da mão.
Dotô May explica porque o procedimento foi indicado nesse caso.
"No caso da cirurgia que realizamos ontem, o jovem perdeu 4 dedos da mão. Não havia pele nenhuma na região, se eu colocasse um enxerto de pele normal no local, aquela pele não vai ter um "acolchoamento", uma cobertura sobre os ossos que ficaram. Como ele perdeu os dedos, se ele precisasse fazer um apoio com a mão, não teria como, porque ele sentiria dor. Por isso optamos em fazer esse procedimento para oferecer um conformo maior ao paciente após a recuperação. Colocando a mão no abdômen você consegue retirar as demais camadas de pele, como gordura, junto, e essa pele irá acolchoar a parte ferida com o tecido retirado do abdômen, fazendo um enxerto na mão dele" ressaltou.
O tchô já está em casa, e ficará com a mão dentro do abdômen por três semanas, quando passará por nova cirurgia para a retirada e reconstrução dos tecidos em torno da mão, conforme salienta o ortopedista e dire técnico do HSDS, Dotô May da Silveira.
"Ele fez a cirurgia na quinta-feira e na sexta-feira recebeu alta do hospital. Quando retirarmos a mão dele, iremos tirar uma certa quantidade de pele do abdômen junto e revestiremos a mão" diz.
No procedimento realizado em 2012, Dotô May relatou que o paciente perdeu toda a pele do polegar, processo denominado na medicina como desenluvar. Nesse caso após ser retirado do abdômen, o dedo foi reconstituído e se recuperou da lesão, permanecendo um dedo funcional. Dotô May salientou que é importante que a comunidade saiba o que é realizado em Videira, para que perceba que não é somente em grandes centros que temos recursos e tratamentos adequados na área da saúde.
"Nós não estamos ilhados, estamos em uma cidade onde as coisas também acontecem, falando em termos de avanços da medicina. Não é necessário você sair daqui e ir a qualquer outro lugar, porque nós temos capacidade e condições aqui. A medicina hoje não tem mais essa fronteira, ela depende basicamente do médico e não da cidade. Eu não vou ser melhor médico se eu for morar em Passo Fundo, eu vou continuar sendo médico. O que faz a diferença está na capacidade do médico e não no lugar onde ele mora" enfatizou.
Além do procedimento realizado pela equipe do Dotô May, outras cirurgias importantes na área de ortopedia são realizadas em Videira, como por exemplo cirurgias por vídeo, colocação de próteses de quadril e joelho entre outras.

Comentários